O Litoral Norte deu mais um passo importante para se consolidar como um polo de ecoturismo de destaque no Brasil. Profissionais, empresas e autoridades do setor de turismo participaram, na quinta-feira (10), de um encontro com representantes da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Circuito Litoral Norte no auditório da Fundacc, em Caraguatatuba.
A principal atração do evento foi a apresentação do Abeta Summit 2025, congresso nacional que será realizado no Litoral Norte e deve reunir gestores públicos, empresários e especialistas do ecoturismo e turismo de aventura, com intuito de promover a região como um destino chave para o turismo sustentável.
“O Litoral Norte de São Paulo está cercado por uma natureza única e uma cultura rica, com oportunidade de se tornar um dos maiores polos de ecoturismo do Brasil e do mundo. O Abeta Summit 2025 será uma plataforma para mostrar ao mundo o que temos de melhor em termos de preservação ambiental e turismo sustentável”, afirmou Luiz del Vigna, um dos representantes da Abeta.
A expectativa é que o evento traga oportunidades de desenvolvimento para o setor de turismo, com o fortalecimento da integração entre os diversos municípios da região, além de impulsionar a preservação ambiental de forma mais eficaz. Durante o encontro também foram discutidos investimentos necessários em infraestrutura, como o fortalecimento da aviação regional e melhorias nas rodovias, em especial a duplicação do contorno norte até Ubatuba, para garantir a acessibilidade e o crescimento do turismo.
A Abeta, com mais de 20 anos de atuação, tem sido uma referência para o ecoturismo no Brasil, com a promoção da integração entre os setores público e privado e incentivo ao desenvolvimento de iniciativas de turismo em ambientes naturais. A edição de Caraguatatuba está prevista para o mês de setembro.
Fortalecimento do Circuito Litoral Norte – Eleição da nova diretoria
Aliada à apresentação do Abeta Summit, a programação contou ainda a eleição da nova diretoria do Circuito Litoral Norte de São Paulo. A chapa única foi eleita por unanimidade e contará com Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela, como presidente, Mateus Silva, prefeito de Caraguatatuba, como vice-presidente, e Flávia Pascoal, prefeita de Ubatuba, como 1ª secretária.
O encontro também teve a presença de Leandro Pereira da Silva, secretário de Turismo de São Sebastião, e Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, que fizeram parte das discussões sobre o futuro do turismo na região.
Os prefeitos destacaram a importância da união entre os municípios para fortalecer o setor e promover o desenvolvimento turístico do Litoral Norte. O prefeito e anfitrião, Mateus Silva, enfatizou a riqueza e a preservação do litoral e afirmou que a integração entre os municípios é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa de turismo.
“O Litoral Norte é um dos mais ricos e preservados do mundo. A diversidade de cada cidade aqui é o nosso maior ativo, e isso deve ser aproveitado de forma integrada, visando um turismo sustentável que beneficie todas as comunidades da região”, destacou.
Toninho Colucci, agora presidente do Circuito, também falou sobre o crescimento da região. “A cada dia, o Litoral Norte se torna um destino de ecoturismo. Vamos trabalhar juntos para fortalecer a integração entre os municípios e fazer com que o ecoturismo atinja um nível ainda mais alto de desenvolvimento”, disse.
A prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, lembrou a importância da comunicação e divulgação para o crescimento do turismo local. Também abordou desafios que Ubatuba enfrenta, como o trânsito intenso nos feriados, e a necessidade de fortalecer a presença nas redes sociais para combater desinformações e divulgar o potencial turístico da cidade.
“Precisamos aumentar a visibilidade de Ubatuba e das cidades do Litoral Norte, tanto para destinos turísticos, como para destinos sustentáveis, onde a preservação ambiental é uma prioridade”, comentou.