Operação Shamar combate violência contra a mulher no Vale e Litoral Norte

2aec0840-a151-4b3d-95a4-0268ab84c69f

A Polícia Civil de São Paulo participa, a partir desta quinta-feira (7), da Operação Shamar, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça. A ação tem como foco o enfrentamento à violência contra a mulher e integra as atividades da campanha Agosto Lilás, que reforça a importância da proteção e do acolhimento às vítimas.

A palavra “Shamar”, de origem hebraica, significa “cuidar, proteger, vigiar e zelar”. A operação segue até o dia 4 de setembro e marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

Somente no estado de São Paulo, mais de mil mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos por equipes de diferentes departamentos da Polícia Civil. Além disso, o trabalho conta com o apoio das Guardas Civis Municipais e das Delegacias de Defesa da Mulher, o que amplia o alcance das ações em todo o território paulista.

Operação no Vale

No Vale do Paraíba, a operação envolve todas as unidades policiais da região metropolitana. A força-tarefa também inclui o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira.

Ao todo, a operação mobiliza 90 policiais civis e 28 agentes das Guardas Municipais. Estão sendo cumpridos 45 mandados judiciais, entre prisões e buscas, além de vistorias para verificar o cumprimento de medidas protetivas. Ainda durante as diligências, armas estão sendo apreendidas e orientações estão sendo oferecidas às mulheres atendidas pelas equipes.

Além da repressão direta à violência, a Operação Shamar também atua na prevenção. Por isso, mulheres em situação de risco são orientadas a buscar os canais de denúncia e proteção disponíveis. Entre eles estão:

  • Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas e encaminha os casos aos órgãos responsáveis;

  • Ligue 190, da Polícia Militar, em situações de emergência;

  • Delegacias da Mulher, que oferecem atendimento especializado em diversas cidades;

  • Guarda Civil Municipal, que pode ser acionada pelo número 153;

  • Aplicativo SOS Mulher, que permite o acionamento rápido da polícia em casos de urgência, especialmente quando há medida protetiva em vigor.

O Vale do Paraíba, que reúne cerca de 2,8 milhões de habitantes distribuídos em 39 municípios, é uma região estratégica para a operação.

Por fim, a Secretaria de Segurança Pública informou que, após as 17 horas, será divulgado o balanço oficial das ações realizadas ao longo do dia.

Com CBN Vale

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam