A 17ª edição do Festival de Cultura Popular – Caiçarada começa na próxima sexta-feira, 29, e segue até domingo, 31, na Praça de Eventos da avenida Iperoig, em Ubatuba. A programação inclui corrida de canoas, apresentações musicais tradicionais – como fandango, baile do amanhecer, maracatu, jongo, samba de roda e congada de bastões – além de shows de artistas locais, contação de causos, barracas de culinária típica e o Festival de Viola “João Alegre”.
Interessados em concorrer ao Festival de Viola “João Alegre” têm até esta segunda-feira, 25, prazo que já foi prorrogado – para se inscrever. A iniciativa é destinada a compositores e intérpretes do Vale do Paraíba e Litoral Norte e as inscrições devem ser realizadas presencialmente ou via correio, mediante entrega da ficha preenchida disponível no edital, cópias de documentos pessoais, comprovante de residência e, no caso de composições autorais, a letra da música. A entrega deve ser feita na sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), localizada na Praça Nóbrega, 54 – Centro.
Cada participante pode concorrer em apenas uma categoria: intérprete (individual ou dupla) ou compositor de obra autoral inédita. É permitida a inscrição de até duas músicas por candidato, nos estilos caipira, sertanejo ou de raiz, com temáticas ligadas à cultura tradicional.
Já as inscrições para a Corrida de Canoas foram abertas também nesta segunda, 25. A prova será realizada no dia 31, a partir das 9h, na Praia do Cruzeiro. Os interessados podem se inscrever antecipadamente até 29 de agosto na sede da Fundart ou presencialmente, no dia do evento, até 30 minutos antes do início da disputa. Menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos responsáveis legais.
A corrida será disputada nas modalidades individual e em dupla, com categorias masculina, feminina e mista, utilizando canoas dos tipos pesca ou regata. A premiação varia de R$ 50 a R$ 200, conforme a colocação. Detalhes sobre a participação, documentos necessários e regulamento estão disponíveis no site da Fundart (www.fundart.com.br) e no Diário Oficial do Município.
Mais sobre a Caiçarada
O evento reúne manifestações culturais das comunidades caiçara, quilombola e indígena. Segundo a Fundart, a Caiçarada nasceu da necessidade de revitalizar as manifestações culturais e não deixá-las morrer. O objetivo do evento é promover uma reflexão sobre a situação cultural e sócio-ambiental das comunidades tradicionais, além de mostrar a beleza e a riqueza das culturas regionais.
A festividade conta com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Apoio a Festivais, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).