Festival do Camarão de Ilhabela atrai 7,4 mil moradores e turistas e fomenta o turismo de inverno

festival 1

Ao menos 7,4 mil pessoas passaram no último fim de semana pelo Boteco do Camarão, megaestrutura montada no centro histórico de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, que faz parte do 30º Festival do Camarão, que se encerrará no dia 8 de setembro. O Boteco, no entanto, termina no dia 31 de agosto. Outras centenas de pessoas passaram pelos 69 restaurantes participantes do evento.

Um dos atrativos preferidos pelo público que passa pelo Boteco são as aulas-show, com chefs renomados e convidados especiais, que preparam, ao vivo, diversas receitas saborosas tendo como base o camarão. Durante o preparo, eles vão interagindo com o público, que acompanha os dotes culinários na cozinha montada na estrutura ou por meio dos telões.

O apresentador e vice-presidente da RedeTV, Marcelo de Carvalho, se apresentou no último sábado (23). Com todo seu carisma e descontração, o empresário preparou uma receita de Camarão a Provençal La Paillote, prato que ele conhece desde criança, quando degustava a iguaria com seu pai no extinto restaurante paulistano La Paillote.

Carvalho mostrou ao público, passo a passo, todo o preparo, desde a escolha dos ingredientes, o modo de preparo e a disposição do prato. Ao final, ele compartilhou a iguaria com alguns privilegiados expectadores. Marcelo de Carvalho foi auxiliado pelo chef italiano Giuseppe Liveli, do restaurante Il Giramondo; e pelo sushiman chef Gustavo Monteiro, do Vila Sushi, representando o instituto Ietech.

“Estilo Hamptons”

Durante sua participação, Marcelo destacou a atmosfera única do festival e fez uma referência especial ao estilo Hamptons, reconhecido pela sofisticação descomplicada, paleta em tons pastel e ambientes clean & chic.

“Ilhabela já tem esse espírito Hamptons, que mistura o charme da praia com a sofisticação leve. É um estilo que combina perfeitamente com o Festival do Camarão: acolhedor, sofisticado e aberto ao mundo”, afirmou Helô Lacerda Franco, presidente da Associação Comercial de Ilhabela e também responsável pelo conceito visual do evento.

A menção ao estilo Hamptons trouxe inspiração à plateia e reforçou o posicionamento do Festival como um dos mais elegantes e autênticos do litoral brasileiro. A conexão entre alta gastronomia, lifestyle e hospitalidade ilhabelense ganha, assim, um novo capítulo de valorização cultural e estética.

No domingo foi a vez de Giuseppe Liveli preparar o prato do Il Giramondo que está participando do festival, o Cous Cous Uariní, uma verdadeira viagem pelos sabores da Amazônia e do litoral, pois ele é preparado com ingrediente amazônicos, como o molho de tucupi com legumes sautés e banana-da-terra. Além de camarões flambados na cachaça de jambu, tomate cereja, cebolinha, salsinha e um toque de maracujá e raspas de limão.

O festival

O próximo fim de semana reserva mais surpresas saborosas em Ilhabela, durante o 30º Festival do Camarão. No total, 69 estabelecimentos participam do evento. sendo 38 deles no Boteco do Camarão.

O Boteco do Camarão possibilita ao público a degustação de petiscos à base de camarão, com valores acessíveis. Diversos estandes espalhados pela Praça da Bandeira concentram alguns dos restaurantes participantes do festival. Mas há a opção de experiências nos próprios restaurantes.

Com isso, o público pode provar e se encantar com as melhores opções da culinária local e internacional trazendo o camarão como a grande estrela do festival, que é um convite para explorar a riqueza da gastronomia de Ilhabela e se conectar com os ingredientes selecionados, escolhidos a dedo pelos chefs.

Entre os pratos, os camarões serão apresentados em forma de moqueca, risotos, como aperitivos, salteados, no abacaxi, em lanches, empanados, com massas, em pizzas, como recheio de salgadinhos e pastéis, além de uma diversidade de acompanhamentos.

Conheça os participantes

Abayomi, Água Ilha da Princesa, All Mirante, Atemoya, Auga Ilhabela, Bebidaria Express, Bistrô Malagueta, Bubby, Café Eté, Cervejaria Caiçara, Cida Doces e Salgados, Cozinha do Chef por Ela, Dento Teki, Dita Birita, Dom Braz, Dona Bica, DPNY, El Pirata, Eme Haus, Espaço Piúva,  Espaço Tangará, Famiglia Manzoli, Fiore di Lazio, Fish & Chopps, Flamboyant, Gato Negro, Il Giramondo, Ilê Bistro by Casa di Sirena, Ilha Deck, Ilha do Camarão, Ilha Sul, Ilhabela Republic, Ilhabela Sushi, Israel Quero Pizza, Izakaya Shima, M & M Vinhos, Manapani, Mozzarello, Murphy, Nova Iorque, Papagaio, Pastel do Zé, Pastelaria João e Marias, Pimenta de Cheiro, Pirauna, Pindá Iate Clube, Pitanga, Pizza Crek, Pizzaria Elite, Point do Acarajé, Ponto das Letras, Porto do Engenho, Rei da Praia, Rolfsen, Sandara,  Siri Loko, Troia, Viana, Yacht Club e Zé Polvinho.

O 30º Festival do Camarão é uma realização conjunta entre a Acei (Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela) e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam