A realização da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da promoção da saúde, da segurança e da cidadania como estratégias fundamentais para evitar a instalação de deficiências ao longo da vida.
Na terça-feira (26), a Semana promoveu o workshop “O papel da Identificação Precoce de Vítimas de Violência e a Ficha de Notificação (Sinan) como prevenção”, com Cláudia Cristina Pires, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a fiscal de saúde Pública, Marina Alves Catapani Ferreira e a enfermeira, Elizabeth Neves Santos, da Secretaria Municipal de Saúde, voltado para profissionais e técnicos da Sepedi, Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano Acalento, Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Lar São Francisco, Residência Inclusiva Apae, Programa Melhor em Casa, Diretoria Regional de Saúde e da Diretoria de Saúde Coletiva.
As palestrantes explicaram o funcionamento do Sistema de Informações de Agravos de Notificação – Sinan (doenças e agravos), a importância do preenchimento correto da ficha de notificação: Identificação da vítima; Local e data da ocorrência; Tipo de violência; Autor da violência; e Encaminhamento.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o Sinan é a principal ferramenta para monitorar a ocorrência de violência contra o idoso e a pessoa com deficiência, e a população em geral, e permite identificar áreas de maior risco e direcionar recursos para prevenção e atendimento.
“Dados precisos e completos sobre a violência permitem que os gestores formulem políticas públicas mais eficazes, como a criação de serviços de atendimento especializados, campanhas de prevenção e que as vítimas recebam o apoio necessário e que os autores da violência sejam responsabilizados”, disse.
Para a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, o workshop foi fundamental para instrumentalizar, aprofundar e alertar os profissionais da rede municipal para identificação e notificação imediata, ao menor sinal de violência em suas diferentes manifestações.
“A notificação permite intervenções antes que haja danos permanentes. Ações de proteção evitam reincidência e reduzem risco de sequelas, além dos dados produzidos e estatísticas do Sinan orientarem as políticas públicas, como campanhas educativas, fiscalização e capacitação de profissionais”, disse Ivy Malerba.
Programação
Dia 28 – Quinta-feira
13h30 – Programa Trânsito Legal e a Prevenção de Acidentes: Educação para um Futuro Seguro! (Evento interno)
Local: EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra
Dia 29 – Sexta-feira
9h – Palestra: “Envelhecer com Saúde: Prevenção de Deficiências e Manutenção da Autonomia” com o médico Márcio Taniguti – Geriatra (Aberto à comunidade)
10h30 – Oficina de Prevenção de Quedas com a Fisioterapeuta Aline Ferreira e Educador Físico Leandro Lopes e Testes Rápidos de Saúde com Universidade de Taubaté (Unitau). (Aberto à comunidade)
Local: Salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Avenida Jorge Burihan, nº 30, bairro Jardim Jaqueira