Papel da identificação precoce de vítimas de violência e ficha de notificação são temas da Semana de Prevenção às Deficiências

Papel da identificação precoce de vítimas de violência e ficha de notificação são temas da Semana de P

A realização da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da promoção da saúde, da segurança e da cidadania como estratégias fundamentais para evitar a instalação de deficiências ao longo da vida.

Na terça-feira (26), a Semana promoveu o workshop “O papel da Identificação Precoce de Vítimas de Violência e a Ficha de Notificação (Sinan) como prevenção”, com Cláudia Cristina Pires, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a fiscal de saúde Pública, Marina Alves Catapani Ferreira e a enfermeira, Elizabeth Neves Santos, da Secretaria Municipal de Saúde, voltado para profissionais e técnicos da Sepedi, Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano Acalento, Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Lar São Francisco, Residência Inclusiva Apae, Programa Melhor em Casa, Diretoria Regional de Saúde e da Diretoria de Saúde Coletiva.

As palestrantes explicaram o funcionamento do Sistema de Informações de Agravos de Notificação – Sinan (doenças e agravos), a importância do preenchimento correto da ficha de notificação: Identificação da vítima; Local e data da ocorrência; Tipo de violência; Autor da violência; e Encaminhamento.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o Sinan é a principal ferramenta para monitorar a ocorrência de violência contra o idoso e a pessoa com deficiência, e a população em geral, e permite identificar áreas de maior risco e direcionar recursos para prevenção e atendimento.

“Dados precisos e completos sobre a violência permitem que os gestores formulem políticas públicas mais eficazes, como a criação de serviços de atendimento especializados, campanhas de prevenção e que as vítimas recebam o apoio necessário e que os autores da violência sejam responsabilizados”, disse.

Para a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, o workshop foi fundamental para instrumentalizar, aprofundar e alertar os profissionais da rede municipal para identificação e notificação imediata, ao menor sinal de violência em suas diferentes manifestações.

“A notificação permite intervenções antes que haja danos permanentes. Ações de proteção evitam reincidência e reduzem risco de sequelas, além dos dados produzidos e estatísticas do Sinan orientarem as políticas públicas, como campanhas educativas, fiscalização e capacitação de profissionais”, disse Ivy Malerba.

 

Programação

Dia 28 – Quinta-feira

13h30 – Programa Trânsito Legal e a Prevenção de Acidentes: Educação para um Futuro Seguro! (Evento interno)

Local: EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra

 

Dia 29 – Sexta-feira

9h – Palestra: “Envelhecer com Saúde: Prevenção de Deficiências e Manutenção da Autonomia” com o médico Márcio Taniguti – Geriatra (Aberto à comunidade)

10h30 – Oficina de Prevenção de Quedas com a Fisioterapeuta Aline Ferreira e Educador Físico Leandro Lopes e Testes Rápidos de Saúde com Universidade de Taubaté (Unitau). (Aberto à comunidade)

Local: Salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Avenida Jorge Burihan, nº 30, bairro Jardim Jaqueira

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam