As escolas municipais de Caraguatatuba estão na disputa da 4ª edição da Olimpíada Mirim OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da B3 Social e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Neste ano, mais de cinco mil estudantes da rede municipal participam da competição. A estimativa é que 20% dos alunos com melhor desempenho alcancem a segunda fase, o que representa mais de mil classificados para a próxima etapa.
A olimpíada é voltada para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo despertar o interesse pela matemática desde cedo, estimular a cultura matemática e identificar novos talentos. A proposta é proporcionar às crianças uma experiência semelhante à da OBMEP tradicional, que envolve alunos do 6º ano ao Ensino Médio.
A primeira fase conta com 15 questões objetivas, que definem os classificados para a fase seguinte. Criada para aproximar os estudantes da matemática de forma lúdica e desafiadora, a OBMEP Mirim já mobiliza milhões de crianças em todo o país.
Em Caraguatatuba, o compromisso da rede municipal é oferecer experiências educacionais que ampliem o aprendizado e desenvolvam o raciocínio lógico. Neste ano, estudantes com deficiências visuais tiveram a aplicabilidade da avaliação adaptada conforme as necessidades educacionais, garantidas pela legislação.
Saiba mais: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Secretaria de Comunicação 28/8/2025
Foto: Divulgação/Seduc
#PraTodosVerem – Estudantes participam da 4ª edição da Olimpíada Mirim OBMEP na EMEI/EMEF Bernando Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro (Foto: Divulgação/Seduc)
#PraTodosVerem – Estudantes da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira durante a 4ª edição da Olimpíada Mirim OBMEP (Foto: Divulgação/Seduc)