ABETA Summit 2025 reúne profissionais e autoridades em defesa do ecoturismo e da sustentabilidade no Litoral Norte de SP
Henrique Martins
Teve início nesta quarta-feira (3), em Caraguatatuba, o ABETA Summit 2025, maior encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), o evento ocorre até 6 de setembro e deve reunir mais de 400 profissionais do setor, além de uma programação extensa que inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e debates sobre os rumos do ecoturismo e do turismo de aventura no país.
Desde 2003, o congresso é realizado de forma itinerante por diversas regiões do Brasil, servindo como fórum estratégico para o fortalecimento de políticas públicas, iniciativas sustentáveis e capacitação de profissionais. Nesta edição, a cidade anfitriã é Caraguatatuba, que vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Litoral Norte paulista.
“Caraguatatuba é a casa do ABETA agora, sintam-se em casa”, declarou o prefeito Mateus Silva, durante a abertura do evento. Ele destacou a estrutura e o crescimento do município, além da localização estratégica, com fácil acesso a outros polos turísticos como Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Também defendeu o investimento em infraestrutura, pedindo ao governo estadual a duplicação da rodovia que liga Caraguá a Ubatuba.
A vice-presidente da ABETA, Fernanda Donelles, fez um discurso contundente sobre os desafios recentes enfrentados pelo setor, como acidentes em atividades turísticas e os debates em torno do chamado “PL da Devastação”. Apesar disso, ressaltou o papel central do ecoturismo na recuperação do turismo internacional no país: “Temos certeza de que esta será uma edição histórica. Mais do que belas imagens e bons debates, ela nos trará conexões e caminhos concretos para o desenvolvimento do turismo de natureza no Brasil.”
Bianca Colepicolo, secretária de Turismo de Caraguatatuba, ressaltou o orgulho da cidade em sediar o ABETA Summit 2025, evento que, segundo ela, simboliza o esforço coletivo da gestão municipal, guias, empresas locais e secretarias. Ela também aproveitou a ocasião para apresentar o potencial turístico do município, com áreas de parque estadual, rio navegável, turismo náutico, religioso e de base comunitária, além da integração ao recém-lançado Circuito Serra, Fé e Mar, novo roteiro turístico regional.
O evento também teve a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que reafirmou o apoio do governo estadual ao evento e ao fortalecimento do turismo de natureza. Vindo diretamente de Brasília, fez questão de marcar presença para valorizar o congresso, afirmando que além de ser uma referência nacional, o evento é responsável por avanços importantes no ecoturismo e no turismo de aventura ao longo de mais de duas décadas. Saudou autoridades, lideranças regionais e destacou a atuação da ABETA na formulação de políticas públicas para o setor.
Durante o discurso, Lucena anunciou duas iniciativas: a apresentação da Rede Estadual de Trilhas, que já mapeou mais de 300 caminhos em São Paulo, com foco em segurança e sinalização, e a certificação de dez empresas comprometidas com boas práticas no turismo de aventura. Ao parabenizar a organização do evento, ele reforçou o compromisso do estado com o turismo de natureza e convidou os participantes a “contarem com a Secretaria de Turismo para novas entregas e parcerias”.
A Rede Estadual de Trilhas foi apresentada como um dos principais marcos do evento. O projeto busca integrar e conservar trilhas de médio e longo curso, como a Transmantiqueira e o Caminho da Fé, além de promover sua oficialização junto ao Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa envolve sinalização, capacitação de gestores, governança compartilhada e a valorização do ecoturismo, cicloturismo e do turismo de fé. Uma resolução conjunta entre secretarias estaduais e a Fundação Florestal deve formalizar em breve a adesão à rede.
O ABETA Summit 2025 reforça a vocação do Litoral Norte paulista para o turismo sustentável. A região abriga 85% da área preservada da Mata Atlântica no Estado de São Paulo e reúne ecossistemas como manguezais, florestas de altitude e costões rochosos. Com a união entre municípios, poder público, empresas e comunidades, o evento aponta caminhos para um futuro em que natureza, desenvolvimento e responsabilidade caminhem juntos.
Informações e programação completa do evento: https://abetasummit.com.br.