A 22ª edição do Abeta Summit, encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, teve início na noite de quarta-feira (3) em Caraguatatuba, com uma cerimônia de abertura que reuniu cerca de 500 pessoas.
Ponto de encontro entre quem empreende, quem lidera e quem decide os rumos do setor no país, a cerimônia contou com as presenças do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, do prefeito de Caraguatatuba e anfitrião, Mateus Silva, prefeitos da região, além de autoridades civis, militares, eclesiásticas e lideranças do setor.
Até sábado (6), o evento promete reunir mais de 400 especialistas, empresários e gestores públicos. Nesse período, os participantes seguem uma agenda que alia conhecimento, prática, negócios e integração regional para ajudar a construir uma visão de futuro com base em dados, experiências reais e articulação entre empresas, destinos e poder público.
Durante a solenidade de abertura foram apresentados dados que ressaltam a importância do evento no momento em que o país se encontra. Segundo a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), quase seis milhões de turistas internacionais desembarcaram no país entre janeiro e julho, um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume já registrado para esse intervalo.
“Há 22 anos é nesse encontro que plantamos ideias, costuramos parcerias e traçamos caminhos para que o ecoturismo e o turismo de aventura sejam estruturados, seguros e sustentáveis. Neste ano, o tema central é a ciência da conexão entre natureza, saúde e turismo — um convite a refletir sobre a interdependência entre a vida humana e o meio ambiente. Afinal, não existe saúde sem natureza protegida”, discursou a vice-presidente da Abeta, Fernanda Dornelles, ao abrir a cerimônia.
SP Ecoaventura
Durante o ato, foram entregues os certificados ABNT de Conformidade de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura para nove empresas do setor que concluíram a implantação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) como parte do programa SP Ecoaventura, uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Abeta.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-SP) também instituiu a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, a partir de uma resolução conjunta entre a Setur-SP e a Fundação Florestal, e lançou uma publicação com estudos e mapeamentos de trilhas no Estado de São Paulo, que incluíam atividades relacionadas como cicloturismo e caminhada.
“Por mais de duas décadas, todos os avanços no setor de ecoturismo e turismo de aventura do país passam por esse congresso, que é referência nacional. É um orgulho recebermos esse evento pela segunda vez no Litoral Norte, região que é prioridade na agenda do governo do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena.
Ilhabela já foi sede do Abeta Summit em 2019. O diretor de Relações Institucionais da Abeta, Jaime Prado, sublinhou as conquistas do SP Ecoaventura. “O Estado de São Paulo está fazendo história ao possibilitar a certificação de mais de 80 atividades de turismo de natureza, com garantia de qualidade, segurança e sustentabilidade para que o Brasil cresça como referência internacional. Essa iniciativa se torna um marco e deve servir de exemplo para todo o país”.
Litoral Norte
Formada pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, a região tem mais de 85% da área preservada de Mata Atlântica do Estado de São Paulo e reúne diferentes ecossistemas, sendo um destino para o ecoturismo e o turismo de aventura por reunir uma combinação de biodiversidade, paisagens preservadas e infraestrutura turística em crescimento.
“Caraguatatuba é a casa da Abeta agora. Este evento consolida o Litoral Norte como a joia que é para o Estado de São Paulo, uma região com o maior índice de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e vocação para o ecoturismo e o turismo de aventura”, discursou o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.
O Litoral Norte de São Paulo registrou aumento na ocupação hoteleira e do ticket médio dos visitantes em 2024, com crescimento de 6% em média na ocupação de janeiro a novembro em relação ao mesmo período de 2023. O dado confirma a atratividade da região ao longo de todo o ano e o sucesso das estratégias de promoção e divulgação das cinco cidades.
Programação
Cada dia traz um eixo central, mas a segurança do setor e a relação entre a natureza e a saúde mental são os pilares do evento deste ano, com uma programação que inclui painéis, oficinas técnicas, encontros de negócios e a entrega do Prêmio Abeta Brasil Natural.
O evento tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério do Turismo, da Embratur e da CNC – Confederação Nacional do Comércio. A programação completa está no site: https://abetasummit.com.br/abeta-summit-2025/programacao-2025/
Mais informações: www.abetasummit.com.br
Outras notícias acesse:
www.caraguatatuba.sp.gov.br