Caraguatatuba recebe reflexões sobre turismo e sustentabilidade no Abeta Summit

54766007958_11d19e935f_b

A 22ª edição do Abeta Summit, encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, teve início na noite de quarta-feira (3) em Caraguatatuba, com uma cerimônia de abertura que reuniu cerca de 500 pessoas.

Ponto de encontro entre quem empreende, quem lidera e quem decide os rumos do setor no país, a cerimônia contou com as presenças do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, do prefeito de Caraguatatuba e anfitrião, Mateus Silva, prefeitos da região, além de autoridades civis, militares, eclesiásticas e lideranças do setor.

Até sábado (6), o evento promete reunir mais de 400 especialistas, empresários e gestores públicos. Nesse período, os participantes seguem uma agenda que alia conhecimento, prática, negócios e integração regional para ajudar a construir uma visão de futuro com base em dados, experiências reais e articulação entre empresas, destinos e poder público.

Durante a solenidade de abertura foram apresentados dados que ressaltam a importância do evento no momento em que o país se encontra. Segundo a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), quase seis milhões de turistas internacionais desembarcaram no país entre janeiro e julho, um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume já registrado para esse intervalo.

“Há 22 anos é nesse encontro que plantamos ideias, costuramos parcerias e traçamos caminhos para que o ecoturismo e o turismo de aventura sejam estruturados, seguros e sustentáveis. Neste ano, o tema central é a ciência da conexão entre natureza, saúde e turismo — um convite a refletir sobre a interdependência entre a vida humana e o meio ambiente. Afinal, não existe saúde sem natureza protegida”, discursou a vice-presidente da Abeta, Fernanda Dornelles, ao abrir a cerimônia.

SP Ecoaventura

Durante o ato, foram entregues os certificados ABNT de Conformidade de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura para nove empresas do setor que concluíram a implantação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) como parte do programa SP Ecoaventura, uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Abeta.

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-SP) também instituiu a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, a partir de uma resolução conjunta entre a Setur-SP e a Fundação Florestal, e lançou uma publicação com estudos e mapeamentos de trilhas no Estado de São Paulo, que incluíam atividades relacionadas como cicloturismo e caminhada.

“Por mais de duas décadas, todos os avanços no setor de ecoturismo e turismo de aventura do país passam por esse congresso, que é referência nacional. É um orgulho recebermos esse evento pela segunda vez no Litoral Norte, região que é prioridade na agenda do governo do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena.

Ilhabela já foi sede do Abeta Summit em 2019. O diretor de Relações Institucionais da Abeta, Jaime Prado, sublinhou as conquistas do SP Ecoaventura. “O Estado de São Paulo está fazendo história ao possibilitar a certificação de mais de 80 atividades de turismo de natureza, com garantia de qualidade, segurança e sustentabilidade para que o Brasil cresça como referência internacional. Essa iniciativa se torna um marco e deve servir de exemplo para todo o país”.

Litoral Norte

Formada pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, a região tem mais de 85% da área preservada de Mata Atlântica do Estado de São Paulo e reúne diferentes ecossistemas, sendo um destino para o ecoturismo e o turismo de aventura por reunir uma combinação de biodiversidade, paisagens preservadas e infraestrutura turística em crescimento.

“Caraguatatuba é a casa da Abeta agora. Este evento consolida o Litoral Norte como a joia que é para o Estado de São Paulo, uma região com o maior índice de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e vocação para o ecoturismo e o turismo de aventura”, discursou o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.

O Litoral Norte de São Paulo registrou aumento na ocupação hoteleira e do ticket médio dos visitantes em 2024, com crescimento de 6% em média na ocupação de janeiro a novembro em relação ao mesmo período de 2023. O dado confirma a atratividade da região ao longo de todo o ano e o sucesso das estratégias de promoção e divulgação das cinco cidades.

Programação

Cada dia traz um eixo central, mas a segurança do setor e a relação entre a natureza e a saúde mental são os pilares do evento deste ano, com uma programação que inclui painéis, oficinas técnicas, encontros de negócios e a entrega do Prêmio Abeta Brasil Natural.

O evento tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério do Turismo, da Embratur e da CNC – Confederação Nacional do Comércio. A programação completa está no site: https://abetasummit.com.br/abeta-summit-2025/programacao-2025/

Mais informações: www.abetasummit.com.br

Outras notícias acesse:
www.caraguatatuba.sp.gov.br

https://www.instagram.com/caraguatatuba_oficial/

https://www.facebook.com/prefeituradecaraguatatuba

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam