Tribunal de Justiça julga inconstitucional pagamento de adicional de risco de vida a agentes de fiscalização de Caraguatatuba

54791752054_3ff775647a_b

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo declarou inconstitucional a Lei nº 1.461/2007 que concedia o adicional de risco de vida aos agentes de fiscalização, motoristas e servidores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do governo municipal de Caraguatatuba. O acórdão proferido pelo TJ tem efeito imediato e benefício não será mais pago a partir deste mês.

A decisão decorre de uma liminar concedida no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) em setembro de 2022 que questionava a legalidade das gratificações estabelecidas pela legislação municipal.

Em fevereiro deste ano, o município recebeu uma notificação para cumprir uma decisão judicial que suspendeu o pagamento de adicionais de risco de vida e produtividade para motoristas, fiscais, agentes de trânsito e outros servidores municipais. Com a medida, aproximadamente 218 funcionários tiveram a redução de aproximadamente 30% em seus vencimentos. 

Sensibilizado com a sentença judicial, o prefeito Mateus Silva determinou que a administração municipal adotasse medidas para recorrer, no entanto, o voto do desembargador relator Luis Fernando Nishi julgou parcialmente procedente a ação e declarou inconstitucionalidade da Lei nº 1.461/ 2007 tendo como saldo positivo, apenas a necessidade de não ressarcimento dos valores recebidos pelos servidores, o que entendeu ter sido de boa-fé. 

Entre os pontos suspensos estão o adicional de risco de vida para agentes de fiscalização, a previsão de adicional por tempo de serviço para servidores que atuam em funções externas de fiscalização, a possibilidade de servidores exercerem tarefas que não são próprias do cargo e, mesmo assim, receberem gratificações. 

O prefeito Mateus Silva afirmou que a administração municipal respeita as determinações judiciais, mas defende a legalidade dos pagamentos e a valorização dos servidores. “Respeitamos integralmente a decisão do Tribunal de Justiça, mas não podemos deixar de manifestar nossa preocupação com o impacto que ela traz aos servidores que sempre desempenharam suas funções com dedicação. Continuaremos defendendo a valorização desses profissionais e buscando alternativas legais que garantam justiça e reconhecimento ao trabalho que realizam todos os dias por nossa cidade.”

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam