Reinaldinho Moreira participa de reunião com ANP sobre repasses de royalties e impactos na arrecadação de São Sebastião

WhatsApp Image 2025-09-19 at 10.28.01

O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, participou, nesta quarta-feira (17), de uma reunião com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro, para tratar sobre a política de distribuição dos royalties do petróleo e os efeitos da recente queda nos repasses ao município. O encontro foi conduzido pela equipe técnica da Secretaria de Participações Governamentais (SPG) da Agência, com apresentação do superintendente Bruno Conde Caselli.

Durante a reunião, a ANP apresentou um panorama da atual distribuição nacional dos royalties, destacando as variáveis que afetam diretamente os repasses, como o preço internacional do barril de petróleo, a cotação do dólar, oscilações no mercado produtivo e decisões judiciais que alteram a divisão entre Estados e municípios.

Caselli chamou atenção para o alto número de ações em tramitação na Justiça, sendo mais de 1,6 mil em todo o país, 36 abertas somente neste ano, que podem interferir nos cálculos e gerar instabilidade nos valores transferidos. Ele também ressaltou a importância do uso responsável desses recursos e os riscos que municípios enfrentam ao recorrerem a decisões liminares para aumentar temporariamente os repasses, uma vez que podem ser obrigados a devolver valores em caso de decisão contrária em instâncias superiores.

O prefeito Reinaldinho expôs as dificuldades enfrentadas por São Sebastião após a brusca queda na arrecadação registrada no segundo trimestre de 2025, tanto em comparação com o trimestre anterior quanto com o mesmo período do ano passado. Segundo ele, a redução acende um sinal de alerta para as finanças municipais e exige cautela na execução orçamentária.

“Estamos atentos e trabalhando para garantir que a queda nos repasses não comprometa os serviços essenciais prestados à população. É preciso responsabilidade para não gerar despesas que sobrecarreguem a máquina pública no futuro e, ao mesmo tempo, buscar alternativas e articulações que assegurem a sustentabilidade financeira do município”, afirmou o prefeito.

O encontro também abordou as perspectivas de crescimento do mercado de apoio offshore na região, em razão das novas operações da Petrobras na Bacia de Santos, o que deverá demandar investimentos públicos e privados em cidades litorâneas de São Paulo, entre elas, São Sebastião.

A reunião reforçou a importância do diálogo institucional entre o município e a ANP diante das incertezas que envolvem a arrecadação com royalties, ao mesmo tempo em que apontou caminhos para o fortalecimento da gestão financeira e a preparação para as oportunidades trazidas pelo setor de petróleo e gás.

Também estiveram presentes na reunião pela gestão municipal o secretário-adjunto de Governo, Adelson Pimenta; pela ANP/SPG Roney Poyares, superintendente adjunto; Eduardo Varella, analista; Elaine Rios, coordenadora-geral de Demandas Judiciais e a advogada Renata Wanissangh. Como representantes da Diretoria 2 esteve Melissa Mathias, assessora de Diretoria.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam