A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), celebra a primeira semana de funcionamento da nova Clínica de Hemodiálise do município. O espaço, que começou a funcionar na última segunda-feira (15), representa uma conquista prática de um antigo pedido dos pacientes, especialmente os que moram na Costa Sul que precisavam se deslocar para outras cidades da região e receber o tratamento adequado.
A nova clínica, que possui 42 pontos para realizar o tratamento, já está funcionando a pleno vapor sendo comemorada pelos pacientes. O cabeleireiro Fabrício Basilio, 48 anos, morador em Boiçucanga, na Costa Sul do município, recebeu o diagnóstico há quatro anos e desde então disse que sua vida mudou.“Antes nós íamos até Caraguatatuba, quase na saída da cidade, e agora com essa clínica mais próxima nossa qualidade de vida melhorou muito”, disse o paciente, que sente na pele as dificuldades físicas causadas pelo procedimento. “Agora consigo chegar em casa para almoçar, saio as cinco da manhã e retorno no máximo a uma hora da tarde. Antes, o dia era totalmente dedicado a diálise”, completou Fabrício, que faz o tratamento três vezes por semana. “A gente não sobrevive sem realizar a diálise”, ele destacou.
A hemodiálise é necessária em casos de insuficiência renal aguda ou crônica grave, quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue e manter o equilíbrio do corpo. A insuficiência renal aguda afeta de forma súbita, mas geralmente reversível a função dos rins, que são órgãos vitais do organismo humano.
No caso da insuficiência renal crônica trata-se de uma perda gradual e progressiva da função renal, que é frequentemente associada a doenças como o diabetes mal controlado e a hipertensão.
Por enquanto, o tratamento é realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também é projetado para atender pacientes de convênio e particular, que deve começar em breve ampliando a assistência a turistas e seus familiares.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, disse que após a inauguração e essa primeira semana de funcionamento, a nova clínica se torna um marco dessa virada na história da saúde pública do município. “É um sonho que se concretiza. Nossa equipe está preparada e motivada para oferecer o melhor atendimento possível”, disse a secretária. “A clínica trouxe tranquilidade e segurança para pacientes e suas famílias”, ela completou.
O churrasqueiro Sidnei Santos, 46 anos, também morador em Boiçucanga, na Costa Sul do município, agradeceu a abertura da clínica e disse que, para ele e sua esposa, que também realiza o tratamento, poder realiza-lo na cidade “é uma grande vitória”. Ele contou que recebeu o diagnóstico de insuficiência renal após sofrer um acidente e quebrar o pé há cerca de três anos. “Nós íamos até Caraguá, quase na saída de Ubatuba, era muito longe. Na ida até conseguíamos chegar, o problema era voltar debilitado com câimbra, fraqueza. Agora ficou mais próximo, mais perto facilitando nosso trajeto”, relembrou.
O médico nefrologista, Osvaldo Theodoro da Paz, gestor da Clínica de Hemodiálise, explicou que desde a inauguração não foi registrada nenhuma intercorrência nos atendimentos. “Os pacientes estão bem e acredito que felizes em poder realizar a diálise mais perto da sua casa, sem ter que permanecer muito tempo na estrada ou percorrer grandes distâncias”, avaliou o médico.
“Nosso tratamento é um dos melhores do mercado, com tecnologia de ponta e estamos oferecendo tudo que existe de melhor aos nossos pacientes”, disse Osvaldo Paz, que destacou também o sentimento de “dever cumprido” com o trabalho realizado. “Um sonho se tornou realidade, foi trabalhado e agora ela é uma realidade para atender os pacientes de São Sebastião. Nossa equipe está pronta, preparada e os pacientes que estão conosco também nos trouxeram essa alegria, pois nosso objetivo é esse atendê-los bem”.
Fotos: Marcello Veríssimo