Livro resgata memória iconográfica de Ilhabela com fotos raras registradas entre 1900 e 1980

CAPA-VILLA-BELLA-GraoEditora

Um tesouro escondido em álbuns familiares e acervos particulares de Ilhabela (SP) agora ganha forma de livro. Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela ilha (Ilhabela 1900–1980) será a primeira obra a reunir e difundir fotografias históricas da cidade, acompanhadas de relatos e memórias de seus habitantes. Produzido pela pesquisadora e fotógrafa Maristela Colucci, moradora da ilha há 26 anos, o projeto propõe um mergulho na história e na identidade cultural do arquipélago.

O livro terá dois lançamentos, o primeiro em 9 de outubro, na Ilhabela, na Livraria Canoa, e o segundo no dia 11 de outubro, em Caraguatatuba, no MACC. Durante os lançamentos, exemplares dos livros serão distribuídos gratuitamente (120 exemplares em Ilhabela e 60 em Caraguatatuba  –  serão distribuídas senhas na quantidade de exemplares disponíveis).

A publicação bilíngue (português-inglês) é resultado de pesquisa iconográfica contemplada em 2020 pela Lei Aldir Blanc. Desde então, Maristela percorreu acervos particulares, entrevistou famílias nativas, primeiros imigrantes, turistas e veranistas. O trabalho deu origem a uma exposição fotográfica apresentada em Ilhabela (Fundaci, 2021) e, em 2024, exibida em Ubatuba (Teatro Municipal), Caraguatatuba (MACC)  e São Paulo (MIS – Museu da Imagem e do Som), alcançando quase 15 mil visitantes com apoio do ProAC – Circulação de Exposição.

Maristela Colucci, organizadora do livro “Villa Bella – Memória iconográfica de uma  bela ilha (Ilhabela 1900–1980)

O livro

Com tiragem de 800 exemplares, Villa Bella será lançado como um livro-objeto, composto por dois cadernos com textos e imagens e 26 cartões-postais destacáveis em grande formato – estimulando o antigo hábito de escrever e enviar cartões. No total, a obra reunirá mais de 50 fotografias, acompanhadas de textos e legendas da jornalista Camila Prado, fruto de pesquisa histórica e de depoimentos coletados durante o projeto.

“O projeto busca preservar, valorizar e difundir a memória coletiva de Ilhabela, resgatando imagens vernaculares e relatos que retratam a vida na ilha entre 1900 e 1980”, diz Maristela Colucci. Mais do que registrar o passado, Villa Bella convida a comunidade a olhar para sua própria história e a mantê-la viva para as próximas gerações.

O livro conta ainda com textos assinados pelo curador e pesquisador Rubens Fernandes Junior, referência em sua área, e pela própria Maristela Colucci.

Para ampliar seu alcance, a obra tem também versão digital (e-book)audiobook com audiodescrição e uma Proposta Pedagógica que será trabalhada em seis oficinas de formação de professores e disponibilizada online. Todo o conteúdo ficará reunido em uma landing page no site da autora (www.maristelacolucci.com), acessível via QR Code impresso no livro e no e-book.

O livro tem financiamento da Prefeitura Municipal de Ilhabela, pela Secretaria de Cultura, através do PEC – Programa de Estímulo à Cultura, e é editado pela Grão Editora.

O pescador Jordalino, fotografado por Kenzou, proprietário da salga da família Imakawa

Distribuição e ações culturais

O plano de distribuição prevê a entrega gratuita da obra a todas as escolas e bibliotecas de Ilhabela, além de instituições culturais do Litoral Norte Paulista, centros de memória e museus no Brasil e no exterior, como o MIS – Museu da Imagem e do Som e o Museu da Pessoa (São Paulo); institutos como o IMS – Instituto Moreira Salles (São Paulo) e o ICP – International Center of Photography (Nova Iorque); centros culturais como o Centro Cultural Monte Azul (São Paulo); além de bibliotecas públicas.

Além da publicação, estão programadas seis oficinas de formação de professores da rede pública de Ilhabela; três rodas de conversa com a comunidade na Associação Barreiros (EJA), no Lar do Ancião Feliz e no Centro Cultural Na Subida do Morro é Diferente, e uma roda de formação com monitores dos principais equipamentos culturais do município, como Centro Cultural Waldemar Belisário, Fundaci, Museu Náutico e Fazenda Engenho d’Água, para enriquecer o atendimento a visitantes.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam