A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realiza uma ampla programação de conscientização sobre o câncer de mama nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município. As atividades, em alusão ao Outubro Rosa, seguem até o final do mês, com palestras, ações educativas e atendimentos preventivos.
Na última semana, a USF Olaria recebeu uma palestra sobre câncer de mama, colo do útero e ovário, além da realização de sorteios de brindes. De acordo com o diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Santana: “Para nós, poder proporcionar esses momentos para as nossas pacientes é muito gratificante. Informamos, tiramos dúvidas e oferecemos um atendimento acolhedor, para que essas mulheres saiam esclarecidas sobre essa doença”, afirmou o diretor.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, ele representa cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres. “Antes dos 35 anos, o câncer de mama costuma ser relativamente raro, mas sua incidência aumenta especialmente a partir dos 50 anos”, explicou o diretor Paulo Henrique, que está à frente da gestão das 26 USFs da cidade.
No sábado (11/10), foi realizado um mutirão de exames preventivos e solicitações de mamografia na USF Morro do Abrigo, anexa à unidade São Francisco. Também no dia 11, a USF Cambury, na Costa Sul do município, promoveu atividades em alusão à campanha Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção e do autocuidado.
O diretor destacou ainda que as mulheres interessadas em participar das atividades durante o mês podem procurar a recepção da USF de seu bairro para obter informações sobre a programação.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, ressaltou a importância das ações desenvolvidas pela rede municipal. “Nossas equipes estão promovendo diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, reforçando o quanto é essencial a prevenção e a detecção precoce. Vamos conscientizar as mulheres que amamos e nos unir nesta causa”, destacou a secretária.