A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), com o apoio do Centro Municipal de Infectologia (Cemin) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, (FSPSS), terá testagens rápidas para o HIV em alusão à campanha ‘Dezembro Vermelho’, que começa na próxima segunda-feira (1°/12). A data lembra o Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids e também o principal objetivo da campanha que é reforçar a importância da prevenção e cuidados com o vírus e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Família (USFs) realizarão testes rápidos no modelo porta aberta para o HIV e demais ISTs sob demanda espontânea. Também será realizada testagem na população, coleta de exames e agendamento de consultas com médico infectologista para os pacientes que apresentarem o teste rápido e a sorologia alterados.
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei 13.504/2017 de modo integrado em toda administração pública com a participação da sociedade civil organizada. Na última década, segundo o Ministério da Saúde, o país registrou queda de 25,5% na mortalidade pela Aids. “É uma das campanhas mais importantes do calendário da saúde no país, no último mês do ano, para marcar também o trabalho realizado diariamente nas unidades de saúde do nosso município”, disse a secretária de Saúde Laysa Pires.
Nesta segunda-feira (1º/12), uma equipe do Cemin de São Sebastião participa do Fórum Estadual de HIV/Aids, que neste ano tem como tema ‘Compromisso com a eliminação da Aids como problema de saúde até 2030’.
A farmacêutica Elaine Neves, coordenadora do Cemin, disse que o fórum é uma oportunidade a mais para adquirir conhecimento e poder aplica-lo no dia a dia com os pacientes que procuram o centro de infectologia. “Para nós é também uma forma de acompanhar as principais tendências de tratamentos e trazer para o município”.









