Reunião realizada na noite de quarta-feira (3/12) levou mais de 150 pessoas ao no Instituto Verdescola, na Vila Sahy, onde foi feita a apresentação do Plano de Cadastramento Socioeconômico, etapa fundamental do processo de regularização fundiária (Reurb).
A ação será feita pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), em parceria com a Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila) e o Instituto Conservação Costeira (ICC) e vai envolver jovens da própria comunidade que vão fazer o questionário e cadastramento dos moradores.
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Sahy, João Bosco de Oliveira Santos, destacou a comunidade a importância de todos para que o processo de regularização das quase 700 moradias no núcleo. “Essa parceria serve para dar andamento neste o sonho de toda a comunidade que é ter sua casa regularizada”.
Após a apresentação, foi perguntado aos presentes quantos eram favoráveis ao programa e todos levantaram as mãos. A diarista Sara Regina Cordeiro, 47 anos, quis saber se a regularização sairia mesmo. O secretário da Sehab, José Mauro Botelho, destacou que sim, por isso o motivo do encontro e a importância da adesão dos moradores.
Já o aposentado Rubem França Dias, 64 anos, quis saber como ficaria a situação uma vez que ele e a esposa possuem um imóvel cada um. Ele foi orientado a participar o plantão de atendimento onde todas as dúvidas podem ser esclarecidas.
O Plano de Cadastramento Socioeconômico é o primeiro passo para garantir direitos e segurança jurídica par todos os moradores da Vila Sahy. De acordo com o cronograma apresentado, neste mês de dezembro deve ser lançado o edital para a contratação de jovens estudantes da Escola Técnica (Etec) que funciona no Instituto Verdescola.
Já a partir de janeiro de 2026 será divulgado o cronograma de visitas plantões de dúvidas. A bióloga da ICC, Victória Gruber, explicou que é primordial que os moradores atendam os jovens e respondam ao questionários que vai dar o perfil do bairro. “Todos estarão uniformizados e acompanhados e a participação e cada um de vocês é importante para o sucesso do programa”.
Para fevereiro, está prevista a capacitação dos jovens que forem selecionados por meio do edital. Todos eles vão receber recursos para o trabalho. Já em março está previsto o início do levantamento de campo.
Este cadastramento consiste na aplicação do questionário nas casas, registros fotográficos e georreferenciamento e atendimento direto aos moradores.
A presidente do ICC, Fernanda Carbonelli, explicou que todos esses dados serão passíveis de revisão, com validação técnica junto à Sehab, integração das informações ao sistema municipal e elaboração do relatório final da Vila Sahy com indicadores consolidados, mapas temáticos e análises de vulnerabilidade.
Para mais informações, a Secretária de Habitação fica à Rua Cidade de Santos, 22, Vila Amélia. Horário de atendimento das 9h às 17h. Telefone (12) 3892-6568










