Prefeitura de Ilhabela é pioneira na região e lança marco regulamentário da Política da Educação Integral em Tempo Integral

Prefeitura de Ilhabela é pioneira na região e lança marco regulamentário da Política da Educação Integral em Tempo Integral

A Prefeitura de Ilhabela lança, na segunda-feira (8), o Marco Regulamentário da Política da Educação Integral em Tempo Integral, uma iniciativa que vai atender 3.589 alunos e posicionar o município como pioneiro na região. Com essa ação, Ilhabela sai à frente e reforça seu compromisso com uma educação mais completa e transformadora.

As novas medidas vão impactar 89% da rede municipal de ensino de Ilhabela e contemplar 25 escolas, sendo 15 de Educação Infantil e 11 de Fundamental I (anos iniciais). Além da base curricular já existente, o decreto formaliza a inclusão de práticas culturais, atividades sustentáveis, playtime em inglês, educação digital, educação socioemocional e práticas esportivas no dia a dia das unidades. A mudança amplia oportunidades e fortalece a formação integral dos estudantes da cidade.

Em reunião realizada na Secretaria de Educação nesta quinta-feira (4), foram definidos os últimos detalhes para a apresentação e assinatura do decreto. Participaram do encontro o secretário de Educação, Fábio Merlin; o secretário adjunto, Professor Diego Serena; o secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Rocha; o secretário de Cultura, Marquinhos Guti; a secretária de Saúde, Lúcia Reale; além de representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento e Inclusão Social.

O secretário de Educação, Fábio Merlin, destacou a importância da regulamentação. “O decreto é um marco para a nossa educação. Ilhabela, mais uma vez, assume a dianteira ao implementar uma política que valoriza o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Essa é a visão do nosso prefeito Toninho Colucci, que coloca Ilhabela como referência na construção de um ensino mais humano e inclusivo”, afirmou.

“Esse momento mostra como o trabalho conjunto faz a diferença. A união entre as secretarias fortalece nossas ações e garante que cada passo dado na educação seja sólido, integrado e pensado para acolher melhor nossos estudantes”, declarou o Professor Diego Serena, secretário adjunto de Educação.

Na perspectiva da rede municipal de Ilhabela, a Educação Integral em Tempo Integral passa, com o documento, a assumir o caráter de uma política pública estruturante e territorializada. Ela se orienta pelos princípios da integralidade, equidade, justiça curricular, diversidade, interculturalidade, sustentabilidade, justiça ambiental, democracia e gestão participativa, consolidando um projeto educacional que valoriza as múltiplas dimensões dos estudantes e do território.

A regulamentação é baseada na resolução CNE/CEB nº 7/2025, lançada em 4 de agosto de 2025 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Câmara de Educação Básica (CEB).

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam