Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba realizaram uma atividade de campo no rancho-escola da praia da Cocanha, na última sexta-feira (12). A ação reuniu cerca de 70 estudantes dos polos Ciase do Sumaré e Ciase Travessão, acompanhados por professores e pelo coordenador do grupo no Ciase Travessão, Daniel Ribeiro.

A visita foi realizada em parceria do setor de apoio pedagógico da Secretaria de Educação com a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Mapec), com foco na aprendizagem prática, contato direto com o meio ambiente marinho e valorização da cultura caiçara.
A programação incluiu saída embarcada até a Fazenda Marinha da Cocanha, com aula prática sobre o processo de produção, cultivo e limpeza dos mexilhões, além de uma roda de conversa voltada à cultura caiçara, suas tradições e ressignificados ao longo do tempo.
Mapec é referência em sustentabilidade e educação ambiental
Parceira da atividade, a Mapec foi recentemente declarada entidade de Utilidade Pública Municipal por decreto do governo municipal. A atuação da entidade contribui diretamente para a preservação dos ecossistemas marinhos da Praia da Cocanha, a valorização da pesca artesanal e o fortalecimento da maricultura, atividade tradicional que impulsiona a economia local.
Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se o rancho-escola, iniciativa de turismo de base comunitária que promove ações de educação ambiental. No espaço, estudantes, universitários, professores e pesquisadores participam de vivências relacionadas à produção de mexilhões, à história e à cultura da comunidade pesqueira.
Com a certificação de Utilidade Pública, a Mapec ampliou o acesso a políticas públicas, convênios, editais de fomento e projetos institucionais, além da sua capacidade de gerar renda, estimular a sustentabilidade e difundir a cultura caiçara.
Projeto Guarda-Mirim
O Projeto Guarda Mirim tem como foco o desenvolvimento de competências socioemocionais, cidadania, disciplina e participação comunitária. A iniciativa representa uma importante porta de oportunidades para adolescentes do município, ao contribuir para a preparação dos jovens para o mundo do trabalho e para a construção de trajetórias responsáveis e solidárias.
Foto: Karla Maia/Seduc









