A Polícia Municipal de São Sebastião realizou, neste mês, um treinamento intensivo no Clube de Tiro de Caraguatatuba (CTC). A iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal em garantir uma corporação cada vez mais preparada, equipada e capacitada para atender a população com excelência.

O treinamento foi direcionado ao efetivo da primeira turma da Polícia Municipal e estruturado para aprimorar o uso de todos os armamentos de dotação da corporação, incluindo carabinas 9mm e .40, fuzil 5.56, espingarda calibre 12 e pistola 9mm. Durante as instruções, os agentes trabalharam técnicas essenciais como tiro abrigado, solução de panes, recargas tática e emergencial, entre outros exercícios fundamentais para atuação em situações reais.
As atividades foram conduzidas pelos instrutores inspetor Wesley Sobral e Classe Distinta Roberto Drygala, responsáveis técnicos pela formação. Segundo o inspetor Sobral, “o treinamento é essencial para a gente manter a habilidade. Eles têm o curso para aprender a manusear e armazenar o armamento, mas isso não é suficiente. Armamento é prática, se você não praticar sempre, na hora da ocorrência você trava. É preciso confiança e treinamento constante”.
Este ano, a corporação deu um passo além. Embora a legislação exija apenas 50 disparos anuais, a Polícia Municipal de São Sebastião ampliou a carga para, no mínimo, 100 disparos por agente, reforçando o compromisso da gestão com a segurança operacional e com o preparo adequado da tropa.
O agente Matheus Pereira, que ingressou na corporação em agosto, destacou a importância dessa rotina de capacitação. Para ele, “o treinamento é muito importante. Precisamos praticar com frequência porque, como tudo na vida, se você não treina, perde a habilidade. Sempre surgem técnicas novas, então é fundamental se manter atualizado”.
Segundo o comandante da Polícia Municipal, André Maciel, todos os treinamentos realizados durante o ano contribuem diretamente para o fortalecimento da corporação, especialmente para a Operação Verão, período de maior demanda por segurança pública no município. Ele reforça que “o principal destaque deste treinamento, sem dúvidas, é a preocupação e responsabilidade do comando em manter sua tropa sempre treinada e bem equipada para melhor servir a população sebastianense”.
Para 2026, com a ampliação do efetivo, a previsão é intensificar ainda mais o calendário de capacitações, com treinamentos mensais para garantir que toda a tropa se mantenha atualizada, segura e preparada para qualquer ocorrência.










