O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta sexta-feira (25) um ciclo de palestras com as gestantes encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na Videoteca Lucio Braun, no Centro.

A partir deste mês, para facilitar e otimizar a presença das gestantes na participação do projeto, elas terão que estar presentes em apenas dois encontros, sendo duas palestras por dia.

Com o tema ‘Amamentação’, ministrada pela enfermeira e responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) de Caraguatatuba, Ana Cláudia Tripac, 16 gestantes foram orientadas sobre a importância do aleitamento materno pelo menos até os seis meses de vida do bebê. O leite materno contribui para o fortalecimento do sistema imunológico da criança e minimiza as cólicas intestinais, além de ser uma fonte de alimentação completa.

A outra palestra  foi sobre ‘Vínculo Afetivo’, ministrada pela coordenadora do Programa ‘Criança Feliz’ da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Lívia Bachiega Yamamura Catarina. Objetivo é estreitar e acolher os laços entre as mães e os bebês neste momento tão importante.

No mês de março, o encontro será sobre a ‘Rotina dos Primeiros Mil dias do Bebê’, em parceria com a Pastoral da Criança, e ‘Pensando no Futuro’ (uma reflexão sobre como enfrentar e planejar a nova rotina familiar).

A gestante que participar dos dois encontros recebe um kit maternidade, composto por roupas infantis novas, fraldas e mimos para uso do bebê. Em 2021, 44 mamães foram acolhidas.

Para participar é necessário estar a partir do 5º mês de gestação e procurar o atendimento social do Cras de referência do bairro para uma avaliação. Após atendimento, a gestante será encaminhada ao Fundo Social para inserção no projeto.

O Fundo Social está localizado na Rua José Damazo dos Santos,  39 – Centro. Mais informações no telefone (12) 3897-5656.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *