A Prefeitura de São Sebastião entrega, nesta terça-feira (05), às 10h, o novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses – “Dra. Elizanete Silva Fernandes Martins”, no Jaraguá, Costa Norte, construído pelo governo do Estado como medida compensatória à desativação do CCZ do bairro, devido ao andamento da construção do Contorno Sul, novo acesso entre o município e Caraguatatuba.

Após investir em torno de R$ 50 mil em mobiliários e equipamentos, a Prefeitura fará a entrega do novo CCZ, localizado à Avenida Dario Leite Carrijo, 2800 A, no Jaraguá.

A nova sede do CCZ da Costa Norte, considerada ampla, moderna e segura, está dividida em 3 blocos de trabalho: administrativo, operacional e canil, com detalhes pensados para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais, e condições de trabalho aos servidores públicos municipais.

O primeiro bloco administrativo é um espaço amplo, que possibilita o manejo adequado, com a segurança necessária para realizar atividades com os animais, como: passeios, banhos, exposição ao sol e outras atividades. Todos os ambientes internos são climatizados, com móveis novos, proporcionando um maior conforto para as equipes, contando com vestiários, banheiro acessível, almoxarifado, copa, sala de vacina moderna, sala administrativa e sala de técnicos, que possibilita a interação dos profissionais nas atividades.

O moderno bloco operacional conta com laboratório, sala de esterilização, sala de triagem, sala de necropsia, almoxarifado de medicamentos, centro cirúrgico, quarto de ração e objetos para os animais, além de uma sala de pré operatório, exclusiva para o preparo dos animais que serão castrados.

Os Canis são amplos, garantindo o manejo e a segurança, além de possuírem dois espaços, possibilitando o banho de sol dos animais e baías separadas para os pets dos munícipes que passarão por cirurgia.

Os gatos também dispõem de um amplo gatil, com uma ótima entrada de luz solar, além de um gatil exclusivo para quarentena.

O CZZ agora conta com um sistema de gases especiais, contendo gás medicinal e oxigênio.

O prefeito, Felipe Augusto, falou sobre a iniciativa. “A Prefeitura de São Sebastião entrega mais uma grandiosa e importante obra, tudo no padrão de qualidade que este governo se acostumou a entregar. Entregaremos um novo CCZ, moderno, bonito, espaçoso e que pode proporcionar o melhor para a equipe e principalmente para os animais que passarem por aqui”.

O prédio foi construído pelo governo estadual como medida compensatória, após a obra de construção do Contorno Sul (novo acesso entre São Sebastião e Caraguatatuba) provocar a demolição do antigo CCZ da Costa Norte. Como obra mitigatória, o Governo do Estado também está construída a nova Unidade de Saúde a obra

Homenageada

A homenageada com o nome do CCZ da Costa Norte é a Dra. Elizanete Silva Fernandes Martins, sócia-fundadora da ONG (Organização Não Governamental) Companhia das Patas, a qual presidiu p0or várias gestões. A Cia das Patas encerrou suas atividades em novembro de 2021, após desenvolver um trabalho importante na proteção dos pets.

Dra. Elizanete Silva Fernandes Martins, a partir de 1994, trabalhou na Polícia Judiciária da Delegacia de Polícia Federal em São Sebastião e Vale do Paraíba/SP, presidindo inúmeros inquéritos policiais, até requerer a sua aposentadoria em 2003.

Circuitos de castração

A equipe do CCZ de São Sebastião tem realizado circuitos de castrações, que somam 10.117 mil em cinco anos. Em São Sebastião, além de serem castrados, os animais recebem um microchip, implantado no dorso, com informações que integram o sistema do CCZ. Em caso de necessidade, é possível, com a leitura do chip, localizar o proprietário.

Castramóvel

Para ampliar ainda mais o atendimento à população, a Prefeitura está aguardando a entrega de um veículo conhecido como “Castramóvel”, o que deverá ocorrer dentro de 45 dias pela empresa vencedora da licitação.

“O Castramóvel representará uma virada de chave nas políticas públicas, principalmente no trabalho de conscientização”, comentou o secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldo Moreira.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *