• Programa atenderá em São Sebastião neste final de semana, dias 13 e 14.

     

    Mais de 3.000 animais de cidades da região do Vale do Paraíba já foram castrados por meio do Castramóvel, um dos maiores programas de esterilização gratuita de cães e gatos do Brasil.

    O projeto foi desenvolvido pelo veterinário Edson Rodrigues, mais conhecido como Dr. Edson da Paiol, com apoio do deputado estadual Rodrigo Gambale (Podemos) e parceria com a ONG Gaari. O programa já ultrapassou a marca de 50 mil animais castrados em todo o Estado de São Paulo.
    Somente no último fim de semana, 200 cirurgias foram realizadas em São José dos Campos. O município recebeu o Castramóvel pela primeira vez. O mutirão ocorreu no Campo dos Alemães, no domingo (07/08). Logo cedo, tutores levaram seus animais para o atendimento com a equipe do Castramóvel, após solicitação do serviço gratuito e lista organizada pelo protetor Esdras Andrade Araújo, um dos principais ativistas da causa animal no Brasil.

    “A castração é a principal ferramenta para melhorar a situação dos animais, porém, nem todo mundo consegue acesso. É através dela que atingimos a causa raiz do problema e assim vamos conseguir reduzir o número de animais em situação de rua”, disse Esdras.

    Além de São José dos Campos, o mutirão esteve na última semana em Potim, onde ocorreram 150 esterilizações, e em Guaratinguetá, com mais 150. Outras cidades do Vale já atendidas pelo programa são: Santa Branca, Paraibuna, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Cruzeiro, Tremembé, Aparecida, Canas, Piquete, Cachoeira Paulista, Igaratá e Lorena. Outros municípios da região como Cunha, Jambeiro e Natividade da Serra estão na programação do projeto.

    Nesta semana, o Castramóvel chegará ao Litoral Norte, com mutirão em São Sebastião no sábado e no domingo (13 e 14 de agosto), com cadastros já realizados. Na região do Alto Tietê, antes, na quinta e na sexta (11 e 12), serão atendidas, respectivamente, as cidades de Suzano e Mogi das Cruzes.
    Dr. Edson da Paiol, que, além de veterinário e ativista da causa animal é vereador na cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e candidato a deputado estadual, defende a castração como solução para uma série de questões, como controle da reprodução descontrolada de cães e gatos, redução dos casos de abandono e maus tratos e melhoria para a saúde pública. Isso porque a cada animal castrado, outros 100 deixam de ir para as ruas, abandonados, sujeitos a doenças e à violência.

    “Com a castração, há menos abandono e menor transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas”, exemplificou. “É uma questão de bem-estar animal e também de saúde pública”, acrescentou Dr. Edson da Paiol.

    O Castramóvel consiste em um ônibus adaptado e equipado para as cirurgias e atendimento médico de cães e gatos. O procedimento é simples e seguro, sem necessidade de internação. Foi criado a partir de 2017, quando o médico veterinário teve a ideia de montar um ambulatório animal móvel e, em parceria com a ONG Gaari (Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba), deu início ao programa de esterilização, destinado a atender a população que não dispõe de recursos para castrar seus pets em clínicas particulares.

    Saiba mais sobre a importância da castração
    Além de reduzir a procriação descontrolada – uma cadela entra no cio a cada seis meses e pode gerar até nove filhotes em cada ninhada, e uma gata entra no cio a cada três meses -, a castração traz outras vantagens:

    – Menor risco de problemas de saúde, principalmente tumores de útero, ovários e mamas nas fêmeas (as vacinas anticoncepcionais são prejudiciais à saúde da fêmea, podendo causar tais tumores) e de próstata nos machos;

    – Deixa o animal mais tranquilo e menos agressivo;

    – Diminui o número de xixis pelos cantos da casa;

    – A cadela não entra mais no cio, não tendo assim mais o incômodo sangramento pela casa etc.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.