• Marcello Veríssimo

    O feriado prolongado da Proclamação da República deu uma prévia da alta temporada de verão com praias cheias, trânsito e hotéis com taxa de ocupação acima da média nas quatro cidades da região. Esse é o cenário esperado para o Litoral Norte de São Paulo, que é um dos principais destinos escolhidos durante as férias da estação mais quente do ano.

    De acordo com as secretarias de turismo, são mais de 200 praias espalhadas por dezenas de quilômetros de orla. Das mais badaladas, como Maresias, na costa sul de São Sebastião, e a Martim de Sá, uma das praias mais procuradas pelos turistas em Caraguatatuba, que dispõe de estrutura e serviços, até às mais isoladas que ostentam o status de “paraíso intocado”, como a Praia de Castelhanos, em Ilhabela.

    Mas, para quem busca outras opções, a região também possui uma programação muito além do sol e do mar, que ainda abriga cachoeiras, rios, ilhas, parques e muitas outras belezas naturais. É o modelo chamado Ecoturismo.

    Autoridade no assunto, o Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto por Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, juntamente com Bertioga oferece roteiros em diferentes segmentos que incluem turismo náutico, gastronômico, esportivo e muito mais.

    Os roteiros estão disponíveis no site www.circuitolitoralnorte.tur.br na aba experiências. Para ajudar as famílias durante este período nas visitas à região, o consórcio turístico reuniu os melhores roteiros para todas as idades nas cinco cidades.

    O presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus, disse que a região conta com uma pluralidade de roteiros que ao longo dos anos a consolidaram como um dos destinos turísticos mais procurados do país não só durante a alta temporada de calor. ” O Litoral Norte de São Paulo tem atrativos que vão muito além de suas belas praias. A região conta com inúmeras opções culturais, esportivas, gastronômicas, náuticas, de aventura e diversão, para toda a família. O turismo também fomenta e aquece a economia e a geração de empregos o ano inteiro”, ele disse.

    Confira:

    Bertioga – Trilha de Itaguaré

    Com pouco mais de dois quilômetros e um percurso de cerca de duas horas, a Trilha do Itaguaré está entre as mais visitadas do Parque Estadual Restinga de Bertioga, no Litoral Sul.

    Com grau baixo de dificuldade, o roteiro passa sobre a restinga até chegar ao canal do Itaguaré e a praia. Na trilha, além de curtir a praia de natureza intocada, localizada a cerca de 20 quilômetros do município, é possível fazer observação de aves e tomar banho de rio.

    Caraguatatuba – Fazenda de Mariscos da Cocanha

    Em Caraguatatuba, um dos roteiros sugeridos é a Fazenda de Mariscos da Cocanha. Para chegar lá, basta percorrer o trajeto de barco com pouco mais de um quilômetro da praia da Cocanha.

    A fazenda de mariscos, que fica nos ilhotes, é conhecida como uma das maiores do estado com
    com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

    Ilhabela – Praia de Castelhanos de 4×4

    Acessível apenas por meio de veículos 4×4 e bicicletas, Castelhanos é uma das praias mais queridas de Ilhabela para quem deseja fugir do agito e busca uma maior conexão com a natureza.

    Para chegar até o local, a dica é optar por contratar jipeiros especializados, que passa por outros atrativos dentro do Parque Estadual de Ilhabela, como a Cachoeira da Usina, a Ponte dos Cavalos e a Trilha da Água Branca.

    Na chegada, o visitante se depara com um verdadeiro oásis de verão. São 1,5 quilômetro de faixa de areia com algumas opções de restaurantes e barracas de praia organizadas pela própria comunidade que vive ali, além do mirante de onde se pode observar o formato de coração da praia, que faz bastante sucesso nas fotos das redes sociais, entre outras surpresas.

    Para retornar, segundo o roteiro, existem duas formas: de jipe, ou de superboat, que garante a observação de outras praias e ilhas nos arredores.

    São Sebastião – Trilha Maresias-Paúba

    Bastante conhecida, entre as praias de Maresias e Paúba, na costa sul do município, há uma trilha de dois quilômetros que proporciona diversos visuais panorâmicos. A trilha é considerada curta e com fácil acesso, podendo ser percorrido até por crianças.

    Não tem como não se encantar. A paisagem mistura mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. A Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço onde se pode conferir ambas as praias do alto.

    A origem do nome vem dos dois mirantes naturais, que oferecem vistas panorâmicas para as duas praias e para as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo, que estão entre as mais bonitas do litoral paulista.

    Ao final do passeio ainda é possível fazer um rapel de dez metros de altura no Costão da Paúba.

    Ubatuba – Passeio de lancha pelas Ilhas

    A região norte de Ubatuba é repleta de ilhas e praias quase desertas que podem ser conhecidas em um roteiro de lancha. O Circuito Litoral Norte informou que, no passeio, o turista tem a chance de visitar a Ilha do Prumirim, onde há parada para banho de mar, Ilha dos Porcos, Praia da Almada, Ilha Rachada e a Ilha das Couves.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.