A Sala de Dança do TMC – Teatro Mario Covas recebe neste sábado (20), às 12h e às 17h, a ‘Oficina Corpos e Imagem’, do grupo de pesquisa e criação artística Sentidos. A oficina também será realizada em formato online no dia 24 de agosto.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo formulário online, disponível no link: https://forms.gle/9VRchEEsteo7V9bB6, preencher os campos obrigatórios indicando qual modalidade da oficina desejam participar.

A ‘Oficina Corpos e Imagem’ tem como proposta uma atividade formativa e informativa junto a estudantes das artes do corpo em um processo criativo relacional com vídeo mapping, uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas.

De acordo com o grupo, apresentações que se utilizam de projeções para criar conexão entre o digital e o artístico já são exploradas e mostradas ao público há um tempo, uma nova linguagem que ainda se desenvolve e encontra seu lugar na expressão de cada criador. O diferencial na elaboração do grupo Sentidos, porém, está na interação em tempo real. Conforme o movimento acontece em cena, a projeção reage e propõe novas ações, ali, em conexão instantânea entre artista e corpo digital. Assim, além de permitir o improviso e a espontaneidade, cria também uma interação inédita, pessoal e livre.

“Temos como inspiração a técnica Klauss Vianna”, relataram os criadores. “Através de proposições que conduzam a um estado de presença e disponibilidade corporal, cria-se uma interação, de forma autoral e singular”. A pesquisa desenvolvida pelo grupo tem como elementos técnicos luz infravermelha, códigos específicos e um processo cheio de detalhes tecnológicos em prol da formação de um conjunto visual que crie diálogo. A conversa fica, assim, aberta entre artistas em cena, tecnologia e público.

As atividades têm como objetivo compartilhar sobre as possibilidades de criação artística para o público geral, assim como propor que artistas, criadores e fomentadores culturais conheçam e possam imaginar como aplicar tecnologia em sua arte. A troca proposta é fundamental para descobrir os caminhos possíveis quando se exploram novas linguagens, aproveitando ainda do alcance possível a diversos lugares e pessoas através dos encontros virtuais.

Serviço

Oficina Corpos e Imagem

– Oficina presencial

Dia: 20 de agosto (sábado)

Turma 1: 9h às 12h

Turma 2: 14h às 17h

Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá – Caraguatatuba (Teatro Mario Covas)

– Oficina online

Dia: 24 de agosto (quarta-feira) – das 19h às 21h

Inscrição via link: https://forms.gle/9VRchEEsteo7V9bB6

VAGAS LIMITADAS

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *